segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bebés choram ... na sua língua materna!!




Será que o choro dos bebés é igual?

Os entendidos dizem que não!

Foi publicado um Estudo  na «Current Biology», efectuado por investigadores da Universidade de Würzburg, que compara o choro de recém-nascidos franceses e alemães e (curiosamente !!!...) parece que os bebés choram na sua língua materna.


 O artigo publicado:"Newborns' Cry Melody Is Shaped by Their Native Language" é muito interessante , pelo que aqui fica a transcrição :


                                
"Desengane-se quem pensava que os todos os bebés choravam da mesma forma.
Um estudo da Universidade de Würzburg revela que, na verdade, os bebés choram na sua língua materna. Os investigadores analisaram o choro de 60 recém-nascidos, metade de famílias de língua francesa e outra metade alemã, entre três e cinco dias depois do seu nascimento e chegaram à conclusão de que os bebés captam elementos do que será o seu idioma ainda na barriga da mãe.




 Choro de recém-nascido francês à esquerda e alemão à direita

A antropóloga Kathleen Wermke, uma das investigadoras, explica que os recém-nascidos “não só são capazes de reproduzir tonalidades sonoras distintas quando choram como também utilizam as ‘pautas’ típicas do idioma que ouviram no último trimestre da gestação”.


As investigações realçam assim a importância do choro no desenvolvimento da linguagem.



Na experiência verificou-se que os bebés franceses tinham tendência para chorar num tom ascendente enquanto os alemães num tom descendente. Esta é uma característica que diferencia as duas línguas.


O Choro é importante para o desenvolvimento da linguagem

Já se sabia que a exposição ao idioma antes do nascimento tinha influência na percepção dos recém-nascidos. Contudo, pensava-se que os efeitos na pronunciação de sons aconteciam muito mais tarde.




O estudo acrescenta que os recém-nascidos percebem o conteúdo emocional das mensagens da mãe pela entoação e sentem uma forte motivação para a imitar,
tendo como finalidade a criação de laços afectivos.
De resto, a entoação da mãe é o único aspecto da linguagem que conseguem imitar.



Artigo: Newborns' Cry Melody Is Shaped by Their Native Language


Sem comentários:

Enviar um comentário

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" bgcolor="#ffffff">Click to play this Smilebox invite: Public IdadesCreate your own invite - Powered by SmileboxMake a Smilebox invite

calculadora da gravidez